Exame Toxicológico

Existem basicamente dois tipos de exame toxicológico de drogas de abuso disponíveis, no que se refere aonde eles são executados:

  • Exame toxicológico instantâneo – Parecidos com testes caseiros para gravidez, são baratos e rápidos, porém muito pouco confiáveis e com janela de detecção curta; Usam como base de teste fluídos corporais, como urina e suor.
  • Exame toxicológico laboratorial – É realizado em laboratórios a partir de amostras biológicas – queratina (cabelo ou pêlos), sangue, urina ou saliva. Caso o laboratório possuir boas práticas técnicas o exame é confiável mas há de se considerar, no entanto, as limitações de cada tecnologia e refletir a respeito do uso do exame toxicológico.

Existem três tipos de exame toxicológico de drogas de abuso disponíveis, no que se refere as amostras biológicas analisadas e, consequentemente, à janela de detecção.

  • Exame toxicológico de larga janela de detecção realizada em amostras de queratina ( cabelo, pelos ou unhas ) – este exame toxicológico possue uma janela de detecção muito maior (nosso exame padrão tem a janela de até 6 meses) e pode diferenciar a quantidade de drogas utilizada (nossos laudos vêm com uma escala de levíssimo a pesadíssimo) além de terem uma coleta mais fácil e menos invasiva. Essa tecnologia de exame toxicológico é mais cara que exames de urina e não detectam o consumo recente, somente após cerca de 7 dias. São muito mais eficientes em processos admissionais, randômicos ou onde é necessária uma avaliação da quantidade de droga consumida, tal qual no uso para diagnóstico ou acompanhamento de usuários de drogas sob tratamento.
  • Exame toxicológico de urina –
  • Exame toxicológico de saliva ( fluidos orais ) –